Artigos

Síndrome Gripal e outros vírus

Depois de mais 10 meses do anúncio da China sobre um surto na cidade de Wuhan, o mundo ainda está aprendendo com o Sars CoV 2, sua transmissão, desenvolvimento dos sintomas (leves, moderados e graves), tratamento e resposta imunológica.                                                 

Com a flexibilização das normas de isolamento social e abertura das atividades comerciais é de suma importância o rastreamento dos portadores assintomáticos e diagnóstico dos sintomáticos.

Mesmo com a pandemia pelo Sars CoV 2, ainda temos outros vírus causando síndromes gripais. O uso de painéis virais nos possibilita o rastreamento destes vírus e a possibilidade de diagnóstico de coinfecção (infecção por mais de 1 vírus).                                                           

A Covid-19 e Influenza, assim como as infecções por outros vírus respiratórios, podem se sobrepor agravando significativamente o quadro clínico do doente.  Cerca de 2 a 21% dos pacientes sintomáticos respiratórios apresentam coinfecção.                   

A sobreposição de infecções dificulta as condutas terapêuticas efetivas e consiste em fator de risco para internação prolongada. Segundo pesquisa realizada pelo Grupo Fleury e apresentada pelo Dr. Celso Granato  no 1º Congresso Virtual da SBPC/ML, “12% de testes RT PCR para  Sars CoV negativos mostram -se positivos para algum agente infeccioso”. (1).                                                            

A única forma de distinguir a etiologia das síndromes clínicas é através da realização de testes diagnósticos específicos para os vírus respiratórios (3). Quando disponível é recomendado a realização de painéis moleculares para a pesquisa e diferenciação dos vírus respiratórios.                                                 

O LaboratórioSC Santa Catarina - Clinilab Análises Clínicas, é o único laboratório de análises clínicas de Blumenau e região validado pelo LACEN/SC para a realização em suas dependências do RT PCR para Sars CoV 2, diagnóstico laboratorial (Padrão Ouro) para fase aguda.                           

O LaboratórioSC adquiriu um aparelho do sistema Gene Xpert da CEPHEID para a realização do RT PCR para os vírus Sars CoV 2, Influenza A/B e Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

Portanto o LaboratórioSC disponibiliza para a classe médica e comunidade em geral um painel viral pela metodologia de RT PCR.

Bibliografia :1 Labnetwork: publicado do site: www.labnetwork.com.br noticias 02/10/2020.
                     :2 Diagnóstico laboratorial :Quais os principais teste envolvidos. Pedro S.Morales. Portal PEBMED.
                     :3 Covid-19 versus influenza: quais as diferenças entre essas doenças virais? Rafael Duarte. Portal PEDMED 20/09/2020.

 

by Natela - Soluções Web