Artigos

Exames laboratoriais: a inovação como diferencial

por Dr. Marco Antônio Ribeiro Malschitzky – Farmacêutico e Bioquímico Microbiologista

“Ser um laboratório voltado às necessidades do Hospital Santa Catarina de Blumenau e da comunidade”. Esse é o objetivo do Laboratório Santa Catarina desde sua fundação, no dia 14 de dezembro de 1992. A capacitação de sua equipe técnica e o pioneirismo em exames laboratoriais são marcas que nos acompanham nestes mais de 20 anos. Hoje, somos mais de 60 colaboradores, distribuídos nas 24h do dia, nos diversos setores, tanto técnico como administrativo, voltados exclusivamente para realização de exames laboratoriais. Nesse contexto, o Laboratório oferece suporte ao Hospital Santa Catarina de Blumenau, um hospital de referência, que pode contar com todos os exames realizados em suas dependências e sempre supervisionados por um profissional especializado em análises clínicas.

Continuar crescendo e manter a qualidade, já reconhecida no estado na área de análises clínicas, foi o nosso foco para 2014. Nossos profissionais participam de congressos regionais e nacionais como congressistas e palestrantes. Ao longo dos anos, o Laboratório reafirmou sua história de pioneirismo e segue até os dias de hoje inovando e sendo um dos primeiros do Estado a realizar exames como Procalcitonina, HE4, intolerâncias alimentares entre outros. O ano de 2014 foi promissor, pois triplicamos nossa capacidade de realização de exames com a aquisição de novos equipamentos em todos os setores do Laboratório.

No setor de microbiologia, somos referência no Vale do Itajaí. Possuímos equipamentos como: o Bactec BD, que agiliza nossos resultados e nos permite fornecer em poucas horas um resultado de Hemocultura – exame que detecta a bactéria no sangue; e o Auto Scan, aparelho capaz de identificar a bactéria e indicar ao médico o melhor antibiótico a ser usado. Esses são exames automatizados que auxiliam o médico, inclusive com a concentração mínima de antibiótico necessária para inibir o crescimento da bactéria.

Um tratamento de sucesso precisa sempre de um conjunto de ações. Somente com médicos capacitados, boa infraestrutura e exames de qualidade é que o paciente obtém um diagnóstico preciso e consequentemente um tratamento eficaz. Desse modo, para poder informar ao médico sobre a possível existência da “superbactéria”, fazemos uma pesquisa aprofundada dos mecanismos de resistência bacteriana e realizamos o antibiograma direcionado para cada bactéria, conforme orientado pelas instituições nacional (ANVISA) e internacional (CLSI), esse último atualizado anualmente. O conhecimento não é propriedade de ninguém, por isso prestamos consultoria em outros hospitais e laboratórios.

Quando falamos em Glicose, Colesterol, Triglicerídeos, entre outros, estamos falando do setor de Bioquímica. Nessa área, o Laboratório Santa Catarina adquiriu equipamentos diferenciados no mercado, tais como o AU680 da Beckman Coulter, um analisador bioquímico automatizado de alta performance, com capacidade de realizar 1.200 testes por hora, e que possibilita a realização de exames de urgências sem a interrupção da rotina.

Além da agilidade, outro ponto forte do equipamento é possuir um sistema altamente sofisticado de controle de qualidade, o que confere altos índices de exatidão e confiabilidade nos resultados. Outra aquisição foi o MiniCap Flex Piercing Sebia, um equipamento destinado à separação capitalar da Hemoglobina Glicosilada, através de um ensaio de nova geração que fornece resultados de alta resolução e precisão. Sua metodologia segue as normas preconizadas pelo IFCC – International Federation of Clinical Chemistry e é reconhecida pela NGSP – National Glycohemoglobin Standartization Program, órgãos responsáveis pela padronização das metodologias para diagnóstico e acompanhamento do Diabetes. O MiniCap também permite a realização de ensaios adicionais, tais como Hemoglobinopatias, detecção de Talassemia e análise de separação de proteínas na urina e soro.

O setor de Imunologia vem sendo vanguarda na área de Cardiologia, onde foi um dos pioneiros na aplicação de exames de emergência como CKMB massa, BNP e Troponinas de alta sensibilidade. Esse exame, aliado ao seu tempo reduzido de execução, faz total diferença no diagnóstico das síndromes coronarianas agudas.

Destacamos também avanços em oncologia, área em que há vários anos fazemos grande parte dos marcadores tumorais, como CA 19-9, CA 15-3, CA125, AFP, CEA, entre outros, na nossa rotina diária. Uma novidade foi a inclusão do HE4, um importante marcador que, aliado ao CA 125, tem grande valor preditivo no diagnóstico e no acompanhamento do câncer de ovário. No intuito de agilizar o resultado de exames que necessitam de testes confirmatórios, como HIV e Sífilis, o Laboratório está incluindo em sua rotina diária o teste Treponêmico para sífilis e Imunoblot para HIV. Esses exames diminuirão significativamente o tempo de liberação dos resultados.

E para continuar a garantir um ótimo padrão de atendimento e qualidade, o Laboratório trouxe para o setor de Hematologia o Analisador Hematológico Beckman Coulter LH 750, que é equipado com tecnologia superior, fornecendo resultados de alta qualidade e máxima eficiência com enumeração de eritroblastos, contagem de reticulócitos e fração de reticulócitos imaturos que medem, em tempo real, a função da medula óssea, muito importante para pacientes oncológicos e transplantados.

Essa série de melhorias está atrelada à missão do Laboratório que é promover serviços na área de análises clínicas que auxiliem a classe médica, pacientes e clientes na prevenção, diagnóstico, tratamento e monitoramento de doenças, melhorando, assim, a saúde e qualidade de vida das pessoas. Tudo isso, com responsabilidade e ética, comprometendo-se com o desenvolvimento sustentável e o respeito às necessidades do indivíduo, da sociedade e do meio ambiente.

VER TODAS

Nossas notícias

25/10/2018

Você sabia que 88% da população brasileira tem cárie? Dados oficiais do Ministério da Saúde apontam a cárie como a doença crônica que mais afeta crianças, adultos e idosos ao redor do mundo

LEIA MAIS

18/10/2018

Parabéns para aqueles que dedicam suas vidas a cuidar das nossas. 18 de outubro - Dia do Médico #LaboratórioSantacatarina #medicos

LEIA MAIS

17/10/2018

No dia 17 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, uma data criada pelo Ministério da Saúde com a finalidade de ressaltar a importância da vacina no controle de doenças e na preven

LEIA MAIS

16/10/2018

16/10- Dia Mundial da Alimentação. Abordar a má nutrição, em todas as suas formas tem se tornado cada vez mais complicado. Contudo a experiência tem mostrado que a segurança alimentar e a nutri

LEIA MAIS
by Natela - Soluções Web